Enter your keyword

Vender é PODER para MEIs

Compartilhe conteúdos que gosta, você é o que você lê ;)

Vender é PODER para MEIs

Vender é PODER para MEIs

Pra quem é MEI (ou EUpresa), não só tem que saber fazer bem, mas vender bem!

Olá MEIs, independentes e pequenos negócios! Hoje vamos falar sobre VENDAS!

Sendo responsáveis por todo o negócio, saber vender é uma habilidade essencial para poder desenvolver um negócio sustentável e estável, mantendo o fluxo de clientes de acordo com suas necessidades financeiras e, porque não, fazer seu negócio crescer!

Aqui trataremos conhecimentos e dicas práticas para você já estruturar seu processo comercial e potencialmente melhorar seus resultados!

A busca pelo “Não”

Com certeza é muito mais fácil dizer que “não” do que “sim”, é mais cômodo e menos arriscado. Todos nós como consumidores fomos treinados para se proteger dos vendedores, tendo um “não” na ponta da língua.

Se você quer se diferenciar do resto, o primeiro passo é se preparar aos possíveis “não”s que o seu possível cliente terá! Aqui te passaremos alguns exercícios pra você se preparar:

  • Faça uma lista (quanto mais extensa melhor) de todos os “não”s que um cliente potencial possa te dar: “Muito caro”, “Eu já tenho algo similar”, “Nunca ouvi falar de você”, “Prefiro este outro material”, “Sua garantia é muito pequena”, etc, etc, etc.

Já fez isso? Sim? Sério mesmo? Olha lá hein, não tem como melhorar se não colocar a mão na massa!

Agora já fez? Aí sim. O próximo passo é:

  • Para cada uma das objeções que você anotou (os “não”s), escolha as que você mais escuta e crie soluções/respostas para elas. Exemplo:
    • Cliente: “Muito caro”
    • Você: Meu produto dura o dobro da concorrência. Pode custar R$10 a mais, mas você vai economizar e já vai valer a pena em 1 mês!

Estar preparado para as objeções fará com que o seu cliente potencial sinta muito mais confiança em você, aumentando a possibilidade de fechar a venda. Agora, melhor do que uma ótima resposta, é uma ótima antecipação. Se você antecipa a objeção, o cliente sentirá que o produto realmente atende às suas necessidades! Então esta é a próxima tarefa:

  • Defina como você antecipará as objeções do seu cliente. Conheça o perfil do seu cliente, observe as coincidências! Para cada tipo de cliente que você atende, crie seu “discurso de venda” antecipando as objeções mais comuns! Exemplo:
    • Para donas de casa, que podem estar preocupadas com a qualidade do produto/serviço: “E é por isso que meu produto é mais resistente. Claro, custa um pouquinho mais, mas você não ter que trocar a cada 15 dias e poderá ficar tranquila”
    • Para os maridos, que podem estar preocupados com o custo do produto: “E é por isso que meu produto custa um pouco mais que a outra marca, porque vai durar o dobro e no final das contas você vai economizar”

E veja que só com conhecimento do seu público que você vai poder se preparar, por isso que a experiência é muito importante e custa conseguir essa informação e essa intuição.

Se você já vende seu produto/serviço por algum tempo, com certeza você já conhece essas informações mas é preciso se organizar! Se você está começando algo novo, crie sua lista de objeções e as soluções e esteja muito atento ao seus clientes potenciais para entender-los e poder antecipar suas objeções, aumentando muito seus fechamentos!

 

Fique ligado que em breve vamos continuar com o assunto de vendas, para não só buscar o “não”, mas também preparar seus clientes para o “Sim!”