Enter your keyword

Resultados Orgânicos no Google e Facebook

Compartilhe conteúdos que gosta, você é o que você lê ;)

Resultados Orgânicos no Google e Facebook

Resultados Orgânicos no Google e Facebook

Resultados Orgânicos e Pagos nos dois principais sites da internet está cada vez mais distantes pelo dinheiro.

Resultados Orgânicos ou Pagos, adivinha qual trás resultados mais rápidos? Até a criança que já está jogando joguinhos no Smartphone podem facilmente responder essa pergunta sem precisar de muito tempo para pensar. Os pagos ou anúncios, claro!

Mas nessa postagem eles não serão o assunto principal, sobre eles você pode ler na postagem que falo sobre os aceleradores de resultados.

De forma resumida e sucinta eu posso te dizer que resultados orgânicos são os naturais, as gratuitas. No entanto as regras em cada um dos sites são iguais no objetivo, mas com diferentes pré-requisitos. Vejamos a seguir, separadamente como funciona os resultados em cada site:

Resultados Orgânicos do Google

Resultado Orgânico no Google

Resultado Orgânico no Google

Resultados Orgânicos do Google são os naturais, conquistados por méritos, isso significa que se seu site está posicionado na primeira página do Google e não investe em Google Adwords, é sinal que cumpriu todos ou a maioria dos pré-requisitos exigidos pelo algorítimo do Google.

O posicionamento fixo que acontece nos resultados do Google mostra o tamanho da dificuldade de se alterar essa ordem. As possibilidades de uma mudança tão radical de um dia para o outro dependeria de ações conjuntas dos sites. Como a margem de erro é pequena, tem que ralar muito para conseguir boas colocações.

Mesmo com mudanças nos algorítimos, pelo menos uma vez ao ano, as mudanças também não são tão drásticas. Por isso eu tenho sido contratado para desenvolver esse trabalho de SEO para empresas que precisam de posicionamento nos resultados de buscas do Google.

 

Resultados Orgânicos do Facebook

Resultados Orgânicos do Facebook também são os naturais, mas a grande diferença que não existe posicionamento das publicações por se tratar de resultados dinâmicos. Os resultados são dinâmicos porque sua linha do tempo não tem uma ordem lógica pelos conteúdos, mas sim cronológica e/ou ainda por engajamento.

Não preciso explicar o que seria a ordem cronológica senão que se trata de uma ordem por tempo de publicação, certo? Mas o fato de ter uma segunda ordem é que confunde a maioria das pessoas, pois a ordem por engajamento torna postagens relativamente antigas pelo ponto de vista cronológico tão evidentes ou importantes quanto a mais recente.

Por muitas vezes você vai ver uma postagem no topo da sua linha do tempo de dois dias atrás e logo em seguida uma postagem de alguns segundos apenas. Isso acontece porque, com limite máximo de dois dias, as publicações que deram muita visibilidade e engajamento tem prioridade absoluta.

Essa postagem pode aparecer mesmo se nenhum “amigo” seu interagiu, dentro do prazo máximo de dois dias da publicação. Mas se você ainda se deparar com uma publicação ainda mais antiga, pode ter certeza que é em função de algum “amigo” seu ter interagido recentemente. “Ressuscitando” uma publicação fora dos parâmetros normais de cronologia e engajamento recente.

A notícia ainda mais triste para quem não quer investir nos aceleradores é que atualmente no Facebook no máximo 3% dos fãs da sua FanPage irão ser alcançados pela sua publicação e isso só irá acontecer se estiver publicando periodicamente. O número só aumentaria a medida que seu público interaja curtindo, comentando ou compartilhando.