Enter your keyword

Oceano Azul – Como posicionar meu negócio?

Compartilhe conteúdos que gosta, você é o que você lê ;)

Oceano Azul – Como posicionar meu negócio?

Oceano Azul – Como posicionar meu negócio?

O seu destaque acontecerá ao oferecer um serviço que entrega um solução imediata para um público específico (“fórmula secreta?”)

Ao longo dos últimos 10 anos nós mapeamos cases de sucesso que se destacaram na internet e é nítido que os negócios que exploraram o conceito Oceano Azul tiveram um crescimento muito rápido e sustentável.

A pergunta que tenho ouvido nos últimos meses pelos empreendedores é: “Mas, afinal do que se trata o conceito Oceano Azul e como posso usar para meu negócio?”

Quando desenvolvemos serviços para nossos clientes conversamos com eles desde antes do contrato, no período de briefing e até depois sobre esse posicionamento, pois nenhuma ação no marketing digital será efetiva sem que a comunicação do seu negócio esteja clara.

De forma resumida o conceito Oceano Azul é a fatia do mercado que não é atendido de maneira personalizada, focada e imediata. Para ilustrar vou andar na contra mão e falar sobre o Oceano Vermelho, ou seja, a fatia do mercado totalmente atendida e com alto nível de competitividade.

Antes de darmos os passos de como definir seu posicionamento queremos lembrar que apesar de darmos essas escolhas devem acontecer antes mesmo da

Ao pensar em posicionamento do seu negócio na internet é necessário percorrer…

Os três passos para o Oceano Azul:

Passo 1

Se definir, definir seu negócio e escolher o mercado. Como exemplo prático podemos falar dos consultores, que atuam no mercado de Produção de Riqueza.

Passo 2

O próximo passo é definir o segmento e aqui começamos a usar o conceito Oceano Azul. Claro que sua escolha deva ser direcionada para sua expertise, mas é preciso tomar cuidado para não entrar em um Oceano Vermelho.

Usando nosso exemplo de consultoria, o segmento escolhido pode ser financeiro, focado em processos (lean) ou em vários outros segmentos, mas se for em algo inovador será ainda melhor.

Passo 3

O terceiro passo e o que fará maior diferença será a escolha do nicho. Aqui você perceberá que ao escolher o nicho irá por consequência definir o público, perceberá a dor dele e como resolverá imediatamente ela.

Ainda usando nosso exemplo de consultor, um nicho que ele pode escolher são os salões de beleza, ou escolas de educação infantil, entre tantos outros por exemplo.

Nosso consultor usado no exemplo definiu:

Ser um Consultor (Produtor de Riqueza) > no segmento Financeiro > atendendo o nicho de Salões de Beleza

Por que esses passos ajudam para se posicionar no Oceano Azul?

Duas dúvidas são formadas depois de vermos esse exemplo do consultor, a primeira é com relação ao volume de oportunidades que se pode “perder” ao não atender outros nichos ou segmentos.

A Estratégia Oceano Azul

A Estratégia Oceano Azul

Precisamos lembrar que o nível competitivo do mercado está tão grande que é melhor ser referência em uma área/segmento/nicho do que estar entre tantos profissionais que estão atirando para todos os lados e mergulhados no Oceano Vermelho.

A segunda dúvida é com relação ao exemplo que demos, pois podemos usar o exemplo do consultor para mergulharmos ainda mais no Oceano Azul. Dentro do nicho de Salões de Beleza, pode-se definir que o consultor irá trabalhar apenas nos Salões que atendem homens ou mulheres, ou ainda os de luxo ou populares.

O importante é ficar claro que a cada nível de escolha nos três passos é possível e até certo ponto necessário especificar cada vez mais, porque isso ajudará na hora de verificar quais são as soluções diante das dores que o público escolhido terá.

Qual são os 3 níveis que escolheu para mergulhar e viver no Oceano Azul?

Como me posicionar de forma prática no Marketing Digital?

Sem a definição do posicionamento do seu negócio é praticamente impossível ter uma comunicação clara com seu público. Muito genérico você apenas veria um consultor se posicionando como bom no mercado, com portfólio de clientes e até cases de sucesso de clientes de diferentes segmentos e nichos.

Ao escolher os três níveis você tem uma comunicação mais clara e específica para usar ao se posicionar com Marketing Digital. No seu site você poderá colocar conteúdo específico sobre sua solução para seu nicho, nas redes sociais você poderá anunciar conteúdo para um público bem mais específico.

Seja qual for o canal de comunicação que utilizará seu público sempre se sentirá “em casa” e quem não for parte do seu público acabará indicando aquele amigo ou amiga que se identificará com seu conteúdo.

Nós, da NãoAgência! de Marketing Digital (mercado e segmento), por atendermos o público MEI de serviços (nicho) já percebemos os resultados ao sermos identificados como Agência do MEI.

Por isso afirmamos, que esse posicionamento é fundamental para seus resultados!