Os blogs nasceram como uma plataforma para que qualquer pessoa pudesse divulgar seu próprio conteúdo de forma livre, gratuita e autônoma na internet, para quem quisesse ler.
A ferramenta, que começou como uma espécie de diário ou mural pessoal acabou se tornando, ao longo dos anos, uma potente ferramenta de marketing para que grandes e pequenas empresas pudessem conquistar de forma mais eficiente o interesse de seus clientes.
Independentemente do porte ou da área em que sua empresa atua, ela deve ter um blog para tratar sobre assuntos que dizem respeito aos interesses e anseios de seus consumidores.
Com isso, é possível gerar autoridade com seus clientes, fazendo com que eles vejam sua empresa como uma referência no setor. Criar um blog não é nenhum bicho de 7 cabeças, continue a leitura e você verá como é possível criar e administrar o seu.
Criando o blog
É possível criar um blog gratuitamente. A ferramenta mais comum para este fim é o WordPress, que oferece uma plataforma bem interativa e customizável para começar o seu conteúdo. O WordPress também tem recursos pagos, que incluem a compra do domínio.
Assim, é possível criar um endereço do tipo “seusite.com”, e não “seusite.wordpress.com”. Você pode usar outras plataformas, como o próprio Wix, que tem conquistado bem seu espaço, mas uma das mais versáteis e recomendáveis é, sem dúvida, o WordPress.
Gerenciando o conteúdo
Em relação ao conteúdo de seu blog, é importante lembrar sempre que ele é destinado a um público-alvo. Por isso, pense nos interesses, desejos e dores deles (clientes e possíveis clientes) antes de escrever. Isso pode te ajudar a ter mais ideias do que colocar em cada conteúdo que gerar.
Lembre-se sempre: o seu blog precisa levar às pessoas conteúdo de relevância. Não faça um texto “por fazer”, malfeito e pobre em informações.
Faça que o seu público tenha um interesse permanente em acessar o seu blog para ficar por dentro das relevantes novidades presentes nele. Publique coisas novas, tendências do mercado, dicas, manuais e todo tipo de conteúdo útil.
Escrevendo para ser lido
De nada adianta gerar vários conteúdos excelentes e não serem encontrados por ninguém. Por isso, você precisa escrever de acordo com o que o público quer ler.
Uma dica é ir ao Google Trends, uma ferramenta aberta e gratuita, para saber quais os assuntos mais buscados do momento ou ainda descobrir tendências para os próximos dias ou semanas.
Você irá descobrir uma série de palavras-chave, mais curtas ou mais compridas, que tem a ver com o seu modelo de negócio. Empregue estas palavras-chave em títulos e no interior de seus conteúdos para posicionar melhor as suas publicações no Google.
É importante contratar uma agência?
Com essas dicas básicas, já se torna possível criar e gerenciar um blog gratuitamente e de forma simples. Mas se você quer um blog com verdadeiro impacto e relevância para o seu negócio, o melhor é contratar uma agência especializada, mesmo que seja apenas para uma consultoria.
Uma agência especializada em marketing de conteúdo conta com equipes de redatores, jornalistas e publicitários especializados em conteúdo de alta performance, potencializando os resultados do seu blog.
Tanto para criar o blog quanto para alimentá-lo com conteúdo, você pode, ou contratar uma agência ou fazer por conta própria, tudo vai depender de quanto você tem pra investir em tempo e dinheiro, o importante é não deixar de ter seu canal oficial, pois é através do conteúdo de qualidade que sua marca vai conseguir se consolidar, gerar credibilidade e conquistar autoridade na internet